quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Tim(buktu)

No livro "Timbuktu", de Paul Auster, Willy acredita na vida depois da morte e na existência de Timbuktu, um bonito lugar para onde se vai depois de morrer. Após a sua morte, Mr. Bones (o seu amigo cão e personagem central do livro) receia que os cães não vão para Timbuktu (e nunca mais ver Willy) mas, no final, suicida-se atirando-se para uma auto-estrada muito movimentada (peço desculpa àqueles que ainda não leram o livro).

Com as devidas diferenças, pode ser uma história semelhante à do Tim. Quem sabe porque razão foi encontrado caído na faixa de uma estrada, na zona de Bucelas. Quero acreditar que ninguém o deixou chegar ao estado de desnutrição e desidratação em que está por pura crueldade, desleixo, abandono. Mas mesmo que tenha acontecido algo aos seus donos como foram capazes, todas as pessoas que com ele se cruzaram, de não fazer nada por ele?

Esta é a corrente (bastante forte) que tinha ao pescoço. Parece-me que nunca seria capaz de se soltar sozinho, onde quer que estivesse preso. E se alguém o soltou porque não tentou ajudá-lo?

4 comentários:

  1. Desleixo... uma palavra fraca, para o descuido que faz extinguir-se uma vida. :(

    ResponderEliminar
  2. Soltar e não ajudar?! Para o deixar ir morrer ... longe (como se ele pudesse!)? Demais, nãp?

    ResponderEliminar
  3. quem é tim?

    Se for um cachorro, se eu passase no local e o visse preso e magro, chamaria um ferreiro, bombeiro o que fosse para soltá-lo. Pois se a seres que merecem o céu, não são os homens...são os animais. Pois os homens esforçam-se para serem bons..ja os animais...

    ResponderEliminar
  4. Ah eu vi as fotos de tim, ele é lindo!

    Eu digo é por que ele vive, os animais são uma centelha de Deus, so que diferente dos homens eles são integrados com ele.
    Por isso eles so irão para o lugar onde estão seus donos após a morte se quiserem, pois o paraíso deles é garantido.

    Tim não conseguiu se recuperar por que apesar do anjo que cuidou dele ter dado tanto amor a dor do abandono é terrivel.
    Talvez seja isso que ele não conseguiu se recuperar.

    Acho que os animais tem um propósito aqui, o propósito de nos mostrar o que é o amor.

    ResponderEliminar